Dia Mundial Sem Carro vira Mês
inteiro em Bairro tradicional de Suwon, Coréia do Sul
Sempre temos muito que aprender com a Coréia do Sul, inclusive na escala
local. Agora, a lição vem da coragem, honestidade e, sobretudo ousadia do
prefeito Tae-young Yeom, de Suwon,
cidade histórica com cerca de um milhão de habitantes, a cerca de 30 km de Seul.
Yeom comprometeu-se a tornar sua cidade a capital sustentável da Coréia e
partiu para a ação.
Enfrentando uma cultura fortemente pró-automóvel, promoveu um Festival de Ecomobilidade, realizado pela prefeitura em parceria com a o ICLEI-Governos
Locais pela Sustentabilidade e a UN-Habitat, no qual os residentes se
comprometeram a não circular de carro por um mês inteiro dentro do bairro. A
medida, de adesão voluntária, é acompanhada de diversos eventos comemorativos,
entre congressos, exposições e shows durante todo o mês de setembro, tendo a mobilidade
sustentável como tema central. Mas a ação não se restringiu à mobilidade. A
prefeitura promoveu ainda a recuperação do bairro com diversas melhorias
urbanísticas e de acessibilidade, como calçamento, paisagismo, saneamento básico
e até o enterramento de alguns trechos de cabeamento aéreo.
Dentro da área murada de um antigo palácio, o bairro de Haenggung-Dong, é
ocupado por diversas casas, prédios comerciais e residenciais baixos, vielas e
pequenos negócios. Os residentes são mais velhos, muitos de baixa renda e, uma
curiosidade: a área é conhecida pelas cartomantes tradicionais que atendem
gente da cidade toda em seus “consultórios”.
Os depoimentos dos parceiros, de cidadãos e do pessoal da Prefeitura,
inclusive do prefeito e do vice-prefeito, revelam que não foi - e não está
sendo - fácil, enfrentar a oposição de alguns moradores à medida de restringir
a circulação de automóveis dentro do bairro nesse período. Houve protestos,
muitas críticas e até a decisão de não aderir por parte de alguns poucos. Mas o
prefeito e sua equipe se engajaram por quase 2 anos em um corpo-a-corpo
obstinado para convencer a maioria sobre os benefícios de participar do esforço.
O resultado da revitalização de Haenggung-Dong é evidente não apenas para os
moradores, mas também para os visitantes que podem verificar a diferença entre “o
antes e o depois” por meio de fotos dos locais onde a transformação foi mais
marcante.
Nas festividades de abertura, a população pode conhecer e utilizar
gratuitamente diversos veículos elétricos e modelos inovadores de bicicletas,
triciclos, patins, patinetes, andadores, cadeiras de rodas e outros veículos
não motorizados. Esses veículos estarão em exposição e/ou disponíveis até o final
de setembro O Congresso e Fórum de especialistas em transporte e mobilidade
também foram abertos ao público em geral na primeira semana do Festival de
Ecomobilidade, atraindo um público diversificado.
Se a medida será repetida no futuro em outros bairros ainda é uma
incógnita e, certamente dependerá do sucesso dessa experiência. Neste início do
festival, ainda é cedo para fazer um julgamento criterioso. Também seria
importante saber como avaliar o resultado, de acordo com qual linha de base e
com quais indicadores. No período de implantação das mudanças, a prefeitura
esteve presente com forte aparato de gerenciamento de trânsito, assistência
social e orientação turística. Mas mudanças levam tempo para se consolidar e podem
até sofrer reversão, caso não se acompanhe de perto, com suporte das
autoridades e engajamento da população local. Independentemente disso, já dá
para verificar os benefícios que devem permanecer, como os jardins e áreas de
lazer, as calçadas mais largas e bem sinalizadas, privilegiando pedestres, as
fachadas recuperadas dos pequenos comércios, com placas em inglês e a
disponibilização de veículos não motorizados para os moradores locais.
No mínimo terá sido um experimento inusitado, na forma de festival,
trazendo para a vida real, em escala 1:1 um projeto de desenvolvimento
sustentável local. Vamos torcer para que dê certo e possa inspirar outras
iniciativas semelhantes.
De Suwon, Coréia do Sul, 03/09/2013
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